quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Futuros distintos

Era um grupo de jovens que se conheceu no final do ensino fundamental, todos de mesma faixa etária, eram 8 ali se formando e passando para o ensino médio, mas dentre eles quatro eram realmente amigos, mais que colegas, seriam aquele tipo de amizade que chamamos de irmãos.
 Eram eles, Eduardo o mais velho, Carlos, Jean e Marcelo, belos rapazes, inteligentes e jovens, aproveitavam a vida da melhor forma possível, nenhum diriamos que era um aluno destaque, mas estavam sempre na média, curtiam baladas, bebiam, as vezes realmente embebedavam-se, coisa de adolescente, namoravam belas garotas, faziam cursos extra-curriculares, no 2º ano Marcelo conseguiu um estágio foi o único, mas Carlos sempre ajudara o seu pai na empresa de sua família, Eduardo era entre todos o mais estudioso e Jean sempre fora o que não se destacara muito.
Depois da formatura do Ensino Médio todos se viam agora belos rapazes entre 17 e 18 anos, todos se viam agora de frente para o futuro, cada um com suas expectativas, já sabiam eles que apesar da amizade de anos os dias dali em diante seriam diferentes, afinal teriam de assumir responsabilidades, havia a faculdade, entre outras coisas.
Havia prometido entre si que não se afastariam por completo e que dalí a 10 anos- tempo suficiente para todos terem um futuro para se compartilhar- se encontraria naquele velho pub onde sempre se encontraram, mesmo que este não mais existisse eles estariam aliem em frente.
Eduardo havia ingressado em um curso no Ensino Superior, o que todos já esperavam, subiu na vida, a namoradinha virou a noiva e depois de cinco anos, assim que se formou tornara-se esposa, teve um filho, após estes acontecimentos passou em um concurso público e tomou posse de um cargo de respeito no ministério público, enfim tornou-se um juiz.
Carlos logo depois do término do colégio foi 'obrigado' a assumir a presidência da empresa do seu pai, pois este veio a falecer alguns meses depois. Carlos um jovem bem sucedido, como sempre fora não quis arranjar uma esposa, sempre gostou de relacinamentos esporádicos e aos 28 anos ainda não achava necessidade de se 'amarrar', mas adorava crianças e criou uma espécie de creche onde havia ínumeras crianças que viviam ali.
Marcelo formou-se em administração logo depois que saiu do colégio, ajudava Carlos com a creche e trabalhava em um comercio próprio,  casara-se assim como Eduardo e tinha duas filhas: Emília e Marcelli. Era muito feliz, não tornará-se rico como os amigos, mas não passava necessidades.
Jean o "não tô nem ai" da turma, não fez nada de extraordinário depois que saiu da escola, começou a trabalhar em um supermercado como caixa, ganhava pouco e havia perdido muito de sua alegria, não mantinha contato com os amigos e depois de 5 anos nem ouvia mais falar deles, não sabia como andavam e nem que rumo suas vidas haviam tomado, começou a andar com gente estranha e fazer coisas ilegais.
Nenhum dos quatro jamais esquecerá do prometido de se encontrarem 10 anos após a formatura, mas algo que aconteceu fez com que se encontrassem 2 anos antes do combinado.
Em uma quarta-feira as 13:00 horas em um tribunal, houve o encontro dos quatro antigos amigos.
Jean ali fôra julgado e condenado pelo Juiz Eduardo pelo crime de assassinato da filha mais nova(Marcelli) do comerciante Marcelo ao tentar assaltar a creche financiada pelo empresário Carlos.
Os choros naquele tribunal eram de dor, angustia, traição e indignação, o encontro após 10 anos depois de formados no Ensino Médio jamais aconteceu, e dentro de cada um havia uma pergunta que talvez ninguem nunca saiba responder e ela era: "Como podemos ter tomado caminhos tão diferentes?"
Os amigos de um passado serão sempre lembrados, mas cada um vai tomar o seu rumo, nem todos se tornarão pessoas de boa índole, nem todos serão ricos e as vezes quando se reencontrarem não será pelo motivo mais feliz e talvez quando se encontrar com algum amigo do passado você não poderá dizer que o conhece de verdade como podia em outra época. Afinal a maioria sempre terá um futuro distinto do seu.

3 comentários:

Pipe disse...

Meus parabens seu post é inacreditavelmente fantastico... gostei muito muito mesmo...

Bruce Larrat disse...

Parabéns, a história é muito boa. Eu estremeci ao ler.

BlueSky disse...

foi a melhor coisa que já li em blogs *--* parabéens mesmo